terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sindrome do Tunel Carpico















A síndrome do túnel carpico resulta de uma neuropatia, causada pela compressão e irritação do nervo mediano no pulso. Este túnel é criado pela organização côncava dos ossos do carpo e pelo ligamento anular anterior do carpo. Nenhum dos componentes de tecido conjuntivo se expande com facilidade. Assim, uma inflamação do punho, ou aumento do tamanho dos tendões no túnel carpico pode produzir aumento da pressão dentro do túnel e comprimir o nervo mediano Muitas vezes é necessária uma intervenção cirúrgica para aliviar a pressão.

Este tipo de lesão é bastante comum em trabalhadores cujas actividades profissionais solicitem movimentos repetidos. Quando estes trabalhadores não alteram os seus maus hábitos estão sujeitos a desenvolver as chamadas Lesões de Esforço Repetido (L.E.R.), nas quais se inclui esta síndrome.


Sinais e Sintomas:

  • Parestesias
  • Diminuição da força muscular da mão
  • Diminuição da sensibilidade na face palmar dos 3 primeiros dedos, e metade do quarto.
  • Frequentemente os sintomas irradiam para o antebraço e braço
  • Teste positivo na manobra de Phalen (Faz-se uma flexão máxima com os punhos e a mesma é mantida por no mínimo um minuto. Pode desencadear parestesias e dor, sintomas comuns no túnel do carpo.)
  • Ocorrência de formigueiro sem dor após o examinador dar pancadinhas na superfície flexora do punho (manobra de Tinnel)

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi

Os meus parabéns por este novo Blogue. Já está a ser útil, retirei a imagem da tua página do túnel do carpo, para um trabalho apresentar na ESA.

Estudante de Fisio

Anônimo disse...

Ola

Desculpa, mas não existe a possibilidade de colocar mais imagens, e de mais temas interessantes,para com isso termos algum apoio de estudo?

Obrigado e desculpa
ESA

Anônimo disse...

Saudações

Artigo muito esclarecedor e útil, principalmente para técnicos de Segurança Higiene e Saúde no trabalho, Ergonomistas e Terapeutas que queiram relembrar a matéria.